quinta-feira, 19 de maio de 2011

É possível fazer uma calça jeans?

Olha, responderia essa pergunta dizendo: Sim!
Principalmente se vc tiver um maquinário potente, bastante energia e manjar de adaptação de modelagem de calça. Nessa vida tudo é possível!
Comecei a fazer esta (abaixo) numa aula de modelagem mas até hoje não terminei (e nem terminarei , coitada) Tudo estava caminhando mto bem, até o semestre acabar e a vontade de ir pra oficina, durante as férias ter zerado. Pronto, a coitada ficou aqui, separada antes do nascimento.

[ estas fotos são a escória da fotografia, ne? é o astigmatismo, gente, desculpa!]


Bom, iniciei esta peça fazendo a modelagem básica de calça (mais próxima à social que conhecemos) e depois seguimos adaptando para o jeans. Lá usávamos maquinário muito potente (amo!) e dava pra ter terminado, como alguns alunos fizeram, mas acabei deixando-a de lado. Desde que comecei este blog quis fazer um post sobre produção de jeans e no youtube encontrei dois vídeos bem legais, que mostram a produção de uma peça:

O primeiro, LINDO (tenho vontade de chorar toda vez que vejo essas máquinas quentinhas trabalhando) mostra exatamente o processo de produção industrial de uma calça, olha que coisa linda: #lagriminha




Inicia-se com o enfestamento do jeans, depois o cortador usa essas máquinas assassinas (juro, arranca a mão e tem que usar luva de aço para trabalhar com elas, medo!) para cortar a modelagem no jeans, tudo no fio (espero!) e a festinha começa:
Aos 01:45 preste atenção para dobra e costura do bolso! não é legal demais?
Aos 02:12, caseadeira em ação! Amo caseadeira, uma das coisas mais lindas e rápidas que há!
Aos 02:32, a colocação dos passantes;
Aos 02:50, quando o costureiro une o traseiro da calça, reparem como a máquina une os dois lados bem rapidinho. E esta peça está com costura embutida por dentro, a máquina se chama "fechadeira";
Para as que sofrem com o zíper, aos 3:20 dá pra ver a velocidade que a costureira prende o danado, os dois ao mesmo tempo (máquina adaptada para isso). E para as que fizeram aula aqui, vejam a colocação do cursor e o finalizador de zíper, eu comentei disso na aula, lembram?
Aos 03:40, o cós! Não é mágico?

Adoro a dobra e a passagem da peça. Ou estava pensando que tinha uma tiazinha com LER passando peça à peça? Embora isso deve existir sim! Mas muitas empresas utilizam dessas máquinas para passar as roupas.  Coisa rica este vídeo, não? Super detalhado e perfeitinho =)


E para quem quer se aventurar numa produção de um jeans, vai agora um vídeo de um moço que faz calças únicas! Elas não tem lavagem específicas ou são modeladas a partir do corpo da pessoa (digo isso porque ele usa modelagens prontas), mas é um processo artesanal e bem legal:



Gostaram?

bjs
Pat

Um comentário:

  1. Amei este post,pretendo me aventurar em breve na minha calça jeans,começarei com um tecido mais leve,já q minha máquina anda sofrendo com jeans pesado!

    ResponderExcluir

Comente, compartilhe, participe=)