sábado, 15 de outubro de 2011

Lojas de tecidos em NY

Oie!

Promessa é dívida e aqui estou para pagar minhas continhas (pelo menos as que não vem com IOF embutido hahaha!). Passei 2 semanas em NYC e, ao tentar descobrir e visitar todo canto que eu havia anotado, foi quase impossível dedicar muito tempo aos tecidos. Eu bem quis, mas foram 14 dias para duas pessoas, não somente para a dona Patrícia rs!

Bom, tenho algumas conclusões que são beeeem pessoais e quem tiver opinião diferente, please, fale aqui nos comentários pra podermos debater:

- NYC não é o lugar mais forte de tecidos crafts/patchwork do mundo. Por um instante anterior imaginei isso, porque, se analisar, o forte do patch está nos lugares menos "cidade grande". Explico minha pequena analogia: nas fotos de alguns blogs de costura dos EUA, vejo fazendas, desertos, florestas (etc) como cenário. Estou errada? Ok que não sou do planeta do patchwork mas sempre notei isso, daí, quando fui pesquisar o endereço das lojas na qual que eu havia comprado, nenhuma era em NYC. Saí procurando as lojas de Manhattan e bingo: poucas! Depois fiquei muito com a impressão que a ilha é muito mais... hum... "menos artesanal" do que o restante. Pirei? Sou maluca?

- Claro que tem lojas crafts, público e etc, inclusive dentro da Pulr Soho tinha uma moça fazendo aulas de tricot (ou crochet, sei lá) e em outra loja tinha uma pequena salinha de costura. A verdade é que eu imaginava (ou sonhava!) em encontrar muuuuito mais lojas do que vi, muito mais.. Fiquei meio decepcionadinha.. rs!

Bom, em Manhattam existe uma região chamada "Fashion District", que é onde estão as escolas de moda e as lojas de tecidos e aviamentos. Tipo #Brás e Bom Retiro feelings. Entrei em algumas lojas e confesso que não fiquei muito surpresa: o material que eles tem lá é bem próximo do que temos aqui, inclusive os preços, mas em dólar:
Ex: Malha, 10 doletas o metro. Aqui pagamos 10 reais!; Tecido bonito de tapeçaria: 40 dólares o metro. Aqui temos por 20 a 40 realidades.
E, aparentemente, a qualidade e estamparia não eram muito diferentes. Digo para as malhas, lycras, algodões para vestuário etc. Foi um alívio, porque voltar pra cá e ficar desejando aqueles tecidos todos seria dureza continuar, hehehe.


Bom, abaixo algumas das lojas que visitei na ilha. E vale avisar que todas as fotos foram feitas escondidas, no celular. Então: foco, qualidade, enquadramento e composição: zero!:

MOOD FABRICS: Bem no climão Brás e Bom Retiro: muita, muita diversidade de materiais (algodão, lã, couro, malhas, lycras, chifon, bla blá blá), preços ok (naquele esquema que citei, mais ou menos como os valores brasucas, mas em dólar) e loja SUPER organizada. Amei que estava tocando Shakira, o público era jovem, ninguém ficava te seguindo (detesto vendedor que segue!) e o atendimento era fácil. Nesta loja tem couro no subsolo.


[entrada da loja, tecidos separados por tipo, mostruário e tecidos de decoração, botões, penas]



B&J Fabrics: Mais uma loja super organizada que dava gosto! Adorei o sistema deles: no canto havia um mostruário separando os grupos de tecidos por letras e, no corredor, as prateleiras com os respectivos grupos e, em cada rolo de tecido, uma amostra da estampa, facinho de encontrar =). Acho que os donos são chineses, não tinha música e o atendimento era relativamente "sério". Lá foi o lugar que mais encontrei tecidos bonitos (tem Michael Miller, Amy Butler, Alexandre Henry etc) numa boa quantidade. Tem tecidos japonese por $33 e Liberty por $45! Socorro, que chute na canela! A loja tem um sofá enorme no hall de entrada, perfeito prozmarido ficar esperando azmuié escolherem os tecidos. Digo isso porque eu levei um tempão lá dentro e arrematei alguns yards pra mim. Confesso que me arrependi de ter comprado apenas três estampas, porque depois não consegui voltar. $13 o yard e tem docinhos free no caixa =).





SPANDEX HOUSE e WORLD: tem duas ou três na rua 37, mas o forte são lycra e tecidos de fantasia e vestidos de festas.


Nossa, as fotos vão de ruim a pior. Sorry, juro que não queria tomar bronca de ninguém!
Então, na rua 37, entre a Sétima e a Oitava, tem muitas lojas de tecidos, mas a maioria nessa pegada aí: festas, casa, vestuário e fantasia. Também há lojas de vestidos de festas, mas no quesito "cafonisse", dez era pouco, rs!

Mood Fabrics: 225 W 37th St 3rd Floor, New York, NY 10018-5703
B&J Fabrics: 525 7th Ave, New York, NY 10018, 2nd Floor New York, NY 10018
Spandex: 263 West 38th Street New York, NY 10018

Faltam 3 lojas, mas ficam pro próximo post. Prometo que não demoro a postar.
E claro, o ateliê está ativíssimo com as aulas de costura para iniciantes. =)

Boa semana

Patricia C


.

9 comentários:

  1. Ai Pat, ler seu post me deu um certo alívio. Primeiro porque quando estive em NYC, (praticamente morando) não era ligada no assunto e não fui atrás de nada do gênero....Aí, quando comecei a querer costurar doía o coração pensar que não fui atrás de nada disso.
    Mas concordo plenamente com sua opinião! Não deve ter taaaaanta coisa assim na ilha, porque mesmo não prcurando nunca tropeçava com lojas do tipo. E tb acho que os blogs americanos incrívreis são sempre em regiões muito mais bucólicas que a maça!
    bjo

    ResponderExcluir
  2. Wowww... adorei!
    As fotos ficaram ótimas, sim... deu pra ter uma idéia bacana (santo celular... hihihi!)
    Bjns
    ;D

    ResponderExcluir
  3. ok, agora já podemos bolar um plano para ficarmos ricas e voltar pra lá! hahaha

    ResponderExcluir
  4. A Mood é a loja que o pessoal do Project Runway vai comprar os tecidos antes da prova ;D sempre quis ir lá só por isso, hahahah

    ResponderExcluir
  5. Amigona, que sucesso de post!!
    As fotos estão tão vibrantes!

    Adoro essa agulhona da primeira parte... Muito legal!

    Um beijo de quem adorou matar as saudades... :)

    ResponderExcluir
  6. Patrícia que delícia!!!
    Eu fui pra NYC em maio, mas visitei apenas a The City Quilter (tem post lá no blog).
    Fiquei apenas seis dias na cidade e estava com mais três pessoas, então...
    Mas adorei a cidade. Agora fiquei com saudade e vontade de voltar... rs.
    Da próxima vez quero ver se consigo ver mais coisinhas "crafts".
    Bjoka e obrigada por compartilhar suas experiências.

    ResponderExcluir
  7. Pat,

    Realmente essas lojas tem uma carinha diferente do que as que visitei em Santa Monica e Venice Beach, na California. Fui em uma Joann, que é bem conhecida, e outra menos conhecida chamada Lincoln Fabrics ...
    Mas com certeza as cidades menores - ou mais "interioranas" tem uma turma mais ligada no craft do que nas big cities!!! Em São Francisco vi uma mega loja mas não consegui visitar, bem no esquema dessas que aparecem nas suas fotos chamada Britex ... Valia a pena visita ... Fica a dica para quem resolver visitar a cidade!

    ResponderExcluir
  8. Legal o post Pat! Adorei a segunda loja! Quanto tecido lindo!

    ResponderExcluir

Comente, compartilhe, participe=)