fbpx

Cola de Contato

E aí menina você cheirou cola? Não? Ahahahaha pois eu já.? Mas cheirar cola pra mim foi consequência do curso que eu dou no Rainhas da Costura e também do meu maior prazer que é confeccionar bolsas.

E o que tem haver isso com cola de sapateiro?

Uso muito a cola de contato assim como se usa muito o ferro de passar roupas em costura. Abrimos as costuras com a cola de contato. Essa mesma que tem o cheiro forte e se usa para muitos fins. Assentamos as costuras com ela, colamos partes das peças antes de costurar para dar um melhor acabamento, na utilização de detalhes em couro ou sintético (com isso na costura final temos um trabalho mais bonito e profissional). Gosto de colar o zíper antes de passar a costura, fica ótimo.

Tem gente que sente enjoo do cheiro da cola. Eu trabalhei num local onde se tomava um copo de leite todas as manhãs antes do trabalho. Acredito que era para não se intoxicar, sei lá. Eu detestava pois não gosto de leite puro, mas… Existe várias marcas de cola de contato, eu prefiro a marca Amazonas mas existem outras tão boa quanto esta. Para cada fim que se vai usar tem um ´tipo diferente (maior potência ou menor). Suponhamos que você vai colar um sapato, então é a AM13 que se usa e de acordo com o fabricante vamos perguntando para o vendedor o tipo que precisamos.

Caso você queira somente deixar a peça que vai costurar posicionada mas sem colar de fato, só para não sair do lugar na hora da costura, usa-se a cola Benzina. Esse tipo é ótima para cintos.

Então você não gosta do cheiro? Existe cola de contato a base de água (sem cheiro) é bem mais cara e eu nunca usei nem sei quem utiliza pois nas empresas pelo valor mais baixo só se usa a fididinha mesmo.

Usar cola de sapateiro é muito fácil, basta passar a cola com um pincel dos dois lados que vão se unir, deixar secar e assim que estiver secos ambos os lados pode colar. Eu com um martelo depois de tudo colado dou umas batidinhas para o ar sair de dentro do projeto colado e assim fixar mais meu trabalho. Diferente da cola Benzina que não preciso deixar secar para unir.

Olha você tem que tomar cuidado com esse tipo de cola pois ela mancha o material se passar num tecido poroso por exemplo. Caso isso aconteça, deixe secar e só depois com benzina ou mesmo com uma bolinha seca feita de cola, vá encostando a bolinha no material manchado que sai. Se sujou as mãos use água quente que sai e removedor para limpar os pincéis. Quem trabalha com couro sabe, bolsas e até vestuário, tudo é colado antes das costuras.

E dependendo do material conseguimos costurar numa máquina doméstica (4423 da Singer é ótima) e usando o pezinho de rolete ou teflon. Mas se você decidir que quer começar uma linha de produção existem máquinas próprias pra isso. Falo num outro post só sobre máquinas. Pessoal compro latas de cola de 1kg mas existem as pequenas igual pasta de dentes e mesmo as latinhas bem pequenas mesmo.

Tiramos a cola da lata por sucção. Pegue um frasco vazio daqueles de açúcar dietético, aperte o frasco dentro da cola que ela sai. Não use frascos de plástico qualquer como os de mostarda por exemplo (derrete, pois a cola é muito forte). Pode ser também frascos de tintura de cabelo que por receber química dentro aguenta o tranco da “cola forte”.

Não deixe o frasco aberto pois ela endurece rapidamente e jamais use fogo para derreter se ela endurecer ou mesmo esquentar a lata, jamais se não quiser morrer com a explosão. Quando fabricava tamancos tinha montadores que tinham o habito de fumar mas jamais perto das latas de cola. É perigoso.

Coloquei abaixo fotos das latas de cola que uso e também o frasco onde coloco ela. Passo um algodão crú na boca do frasco e seguro com um elástico e uso desta forma é bem mais fácil.

Se você já usou ou faz uso em algum trabalho, deixe o seu comentário de sua experiência.

Beijos e até mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *