O mundo mágico da costura

Olá gente, tudo bem?

Para quem está começando nesse universo da costura posso te dizer que é um mundo mágico. Ficamos fascinados com linhas, todo tipo de tecido, agulhas, aviamentos. Alucinadas quando vamos na 25 de Março…

É essencial que você deixe sua criatividade aflorar e ideias inovadoras surgirem.

No início tudo parece ser muito desafiador, então vou passar umas dicas e um pouco da experiência que tenho aqui no Rainhas da Costura com minhas alunas e desejo que você arrase.

Persistência e paciência.

Como tudo na vida, criar alguma coisa nova leva tempo e muita paciência. É um tal de faz e desmancha…

Costureiras, designers, estilistas, modelistas que possuem estas virtudes se dão muito bem em suas carreiras e não costumam desistir quando algo da errado.

Tudo o que acontece está valendo a pena pois a gratificação de ver um projeto pronto com amor e dedicação que você colocou é uma grande conquista. Tente, tente, tente!

Aprender com os erros e a “prática leva a perfeição”, é ainda o melhor conselho que poso te dar.

Ouse, experimente, use técnicas novas, crie um novo estilo. Não tenha medo de errar, o que importa é você estar firme e tirando prazer da atividade. Quantos tombos uma criança leva até aprender a andar? Só assim você conseguirá aprimorar sua habilidades e se evidenciar no mercado.

Ainda não tem máquina de costura ou tem uma velinha que te ajuda em casa?

Pense na possibilidade de trocar de máquina para uma nova e otimizar  seu tempo e produzir mais. Lembrando que máquina de costura precisa de manutenção periódica e usar acessórios de boa qualidade sem contar que precisamos ter cuidado com nossa fiel escudeira.

Seu momento de arrasar.

Vamos lembrar que todas as pessoas que hoje se tornaram referências em seus ramos, um dia tiveram que começar do nada, né? Por isso, não desanime com críticas ou com algo que aconteceu do jeito que você não esperava. Faça do seu aliado o profissionalismo que eu te garanto que tudo vai dar certo! O importante é você fazer a diferença com autenticidade e qualidade.

Quando comecei a dar aula num espaço bem pequenino na rua Teodora Sampaio em Pinheiros (meu primeiro ateliê), só tinha uma máquina industrial e uma doméstica bem antiguinha.

Fui a um asilo em Santo André (cidade onde moro até hoje) e trouxe 11 máquinas super antigas de trem. Isso mesmo de trem! Pegava 4 conduções por dia para chegar na empresa com uma máquina por dia. Quando comprei o local que me vendeu disse que era mais para decoração pois eram muito velhas. Levei a um mecânico que trabalha pra mim até hoje e colocou todas elas para funcionar. Depois de trabalhar com elas dando aulas vendi todas por um valor ótimo de antiguidade.

Já imaginou se eu fosse ficar triste por não ter como comprar uma máquina nova?

Não estaria a 8 anos dando aula no ateliê que foi escolhido pelo público e pela revista Época como o melhor ateliê de costura de SP.

Muitos desafios já passei, iniciei num espaço bem pequeno, tive sociedade que foi ótimo enquanto durou (muito aprendizado com isso), estive em locais enormes como a Cardeal Arcoverde por muitos anos e agora nas Mateus Grou, tudo em Pinheiros. Hoje a internet e tecnologia estão aí para nos ajudar em muitas coisas na moda.

Muitas pessoas lindas dando aula (quem dá aula espalha amor e também aprende), aplicativos, vídeos e tantas outras coisas boas para nos ajudar, né?

Gente, reclamar faz mal, atrai energia ruim! É muito bom valorizar o trabalho das pessoas e ser gratas a Deus por todas as coisas que nos acontece e todas as pessoas que atravessam nosso caminho, só assim vamos andando pra frente. Abençoando e sendo abençoados.

A costura pra mim é uma oração a Deus pelos dons que ele permite que eu desfrute enquanto posso usar daquilo que ele me capacitou e eu passo esse conhecimento a diante.

Quer se curar de depressão, tristeza, solidão e muitos outros males da atualidade? Costure!

Ofereça seu trabalho a Deus e não aguarde o reconhecimento.

Grande abraço

Eliane

2 Comentários em “O mundo mágico da costura

  1. EDNA disse:

    Quero aprender a fazer bonecas de tecido

    1. Olá.
      No momento não temos este curso em nossa programação mas assim que tivermos entro em contato para te avisar, ok.
      Bjs
      Eli

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *