Sabe como usar o vivo?

Para realçar uma boa forma ou obter um efeito decorativo, podem-se usar vivos simples ou com cordão. Existem a venda vivos prontos para aplicar, de espessuras diferentes e de várias cores; no entanto, pode-se fazer um vivo combinando com o tecido de uma determinada peça de vestuário ou para fazer ressaltar uma das cores de um tecido estampado.

Para fazer o vivo com cordão, você precisa de um cordão que não encolha e de uma tira de tecido em viés para forrar o cordão.

Se você não encontrar cordão com a garantia de não encolher, ferva um cordão comum em água durante 3 ou 4 minutos e deixe secar bem.

Passo 1

Para fazer a tira em viés para forrar o cordão, dobre o tecido em diagonal de modo a fazer coincidir a beira cortada e a ourela. Marque a dobra com alfinetes e depois desdobre o tecido e corte pelos alfinetes. Corte tiras de tecidos paralelas ao corte em diagonal; as tiras devem ter 4 cm de largura.

Como fazer vivos?

Passo 2

Uma as tiras colocando-as direito contra direito, de modo que as pontas formem um V. Costure á máquina pelo fundo do V a cerca de 0,5 cm da extremidade; abra a costura a ferro e apare os cantos que se projetam das margens da costura.

Como fazer vivos?

Coloque as tiras ligadas com o avesso para cima e ponha o cordão no centro da tira. Dobre a tira unindo as beiras. Prenda as duas camadas de tecido com alfinetes  e depois alinhave e costure à máquina (o que é mais fácil se você colocar na máquina o pé calcador para zíper). Tire os alinhavos.

Passo 3

Para colocar o vivo, alinhe a beira cortada do vivo com a beira do tecido. Em seguida, alinhave a beira do segundo tecido, colocando direito contra direito e alinhando as beiras. Costure á máquina o mais próximo possível do cordão, utilizando novamente o pé calcador para zíperes. Retire os alinhavos.

Como fazer vivos?

Se você tiver de unir as duas pontas do vivo (quando o coloca em volta de uma almofada, por exemplo, considere uma superposição das pontas de 1,5 cm. Para unir as pontas, desmanche 1,5 cm de costura de uma das pontas e corte o cordão.

Dobre para dentro a beira cortada do tecido, assente-a sobre a outra ponta do vivo e costure com pontos pequenos de luva.

Volto com dicas numa próxima postagem.

Beijos. Eliane Santos. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *