Tudo em Ordem

Se você, todos os dias, sonha em ter um ateliê e acredita que isso é impossível, está na hora de rever este conceito. O motivo?
Acredite, você pode ter o seu próprio ateliê.

O jeito é arranjar ou adaptar um local com espaço e iluminação favorável, de preferência independente, pois assim o andamento normal das atividades da casa não atrapalhará seu trabalho. Deve ser um cantinho todo seu, tranquilo e convidativo, no qual você possa deixar o trabalho em andamento e retorná-lo a hora que desejar. Com certeza isso irá lhe estimular ainda mais a costurar.

Esse cantinho não pode ser apertado. Você precisará de espaço o suficiente para dispor os móveis, costurar, passar o ferro e uma mesa para cortar. O ideal é que fique próximo à janela, pois a luz natural facilita a costura e a combinação de cores. A luz artificial é necessária para o caso de trabalho à noite.

Deixe à mão tudo que será necessário, assim não perderá tempo “procurando coisas” e conseguirá um ritmo de trabalho ideal.
Um bom sistema é fazer o seguinte: antes de iniciar as atividades, coloque-se diante da mesa e tente imaginar todas as consequências do trabalho e o material que irá utilizar: papel para os moldes, réguas, giz de alfaiate, tesoura, alfinetes de cabeça de vidro, fita métrica, agulhas de costura manual, linhas de costura, agulhas para costura à máquina o tecido a ser usado, zíperes e botões.
Em seguida organize esse objetos ao seu redor. Faça isso a cada nova etapa de trabalho e verá como o seu tempo irá render muito mais!

Hoje meu ateliê é grande, pois dou aula e precisamos de espaço para circular e auxiliar as alunas, mas cheguei a ter meu cantinho de costura em espaços muito reduzidos quando comecei. Então não desanime, aos pouquinhos ele vai tomando a forma que você imagina. Boa sorte e não se esqueça de deixar sempre organizado, pois isso facilita a encontrar as coisas.

Bjs,
Eli

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *