Você sabe cerzir?

Como remendar buracos e áreas puídas.

Cerzir é essencialmente um processo de tecer de novo e de imitar, o mais que possível, o estilo do tecido original.

Um remendo bem cerzido deve ficar quase invisível. Trabalhe com boa luz, utilizando uma agulha de cerzir e tamanho adequado ao buraco que você vai remendar e ao fio que vai utilizar e linhas tiradas da bainha da peça de vestuário, ou lã ou linha semelhantes.

Eis duas sugestões para facilitar o trabalho e torna-lo mais perfeito:

 

Um buraco é mais fácil de remendar se o tecido for estendido, mas não exageradamente esticado, sobre uma superfície curva, como um ovo de cerzir.

O conserto deve ser maior que o buraco para que os pontos extremos prendam em tecido intacto e forte. Evite cerzir em quadrado para não colocar toda a tensão em alguns fios apenas.

Como cerzir?

Comece a cerzir na parte resistente do tecido em volta do buraco. Depois, passe o fio de um lado para o outro em carreiras paralelas tão próximas quanto possíveis.

Como cerzir?

Teça perpendicularmente às carreiras que você fez anteriormente. Passe a agulha por cima e por baixo dos fios transversais, alternadamente, para fazer a teia.

Comece por fazer um ponto adiante miúdo em volta do buraco, a cerca de 2,5 cm das beiras, para reforçá-las. Passe a lã ou linha sobre o buraco, para a frente e para trás, até os pontos de contorno, em filas paralelas bem juntas. Depois, teça perpendicularmente por cima e por baixo.

No caso de um buraco grande, reforce-o com um remendo de tecido de trama aberta colocando por baixo de tecido e trabalhe através do remendo para reforçar o conserto.

Geralmente esses trabalhos são feitos em peças finas como casacos e calças ou saias.

Existe um profissional que trabalha exclusivamente com essa técnica antiga e hoje em dia são raros e o trabalho costuma ser caro pois existe também uma agulha própria para o feitio.

Muitas técnicas estão voltando no universo da costura como hobby e como terapia criativa, isso agrega valor ao nosso conhecimento de técnicas manuais.

Uma costura profissional é sempre uma costura profissional, concordam?

Beijos e até a próxima.

Eli.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *